quarta-feira, 16 de julho de 2008

Treino com torcida

Um bom número de fiéis coritibanos acompanharam o treino que o Coritiba fez durante a tarde desta quarta-feira, no Couto Pereira.

Segundo o site oficial do Cori, cerca de 1.000 torcedores estiveram no Alto da Glória para acompanhar a movimentação tática promovida pelo treinador Coxa, Dorival Jr.

Os torcedores que acompanharam o treino - para entrar no estádio era necessário apresentar um canhoto de aposta na Timemania, o que colabora com o Verdão no ranking de apostas da loteria federal - aplaudiram as melhores jogadas dos atacantes ou as defesas do camisa 1 do Cori, o goleiro Édson Bastos.



A presença feminina e de muitos jovens torcedores foi um dos pontos altos da participação da torcida no treino.

A garotada aproveitou a oportunidade de ver de perto seu time de coração e não poupou aplausos para as finalizações acertadas do atacante Keirrison, que teve seu nome cantado em coro por um grupo de torcedoras coritibanas.

No primeiro anel da curva de entrada do Couto Pereira, alguns conselheiros ilustres também acompanhavam a movimentação dos jogadores do Alviverde. Eles observavam de perto as jogadas ensaiadas pelo treinador do Cori, Dorival Jr., que em algumas oportunidades, parou os lances para corrigir a movimentação e o posicionamento dos jogadores.

Outra novidade na lateral-direita

Além da estréia do lateral Rodrigo Heffner, a partida de quinta-feira à noite, entre Coritiba x Flamengo, poderá ter mais uma novidade na lateral-direita.

Isto porque o treinador Dorival Jr. chamou um atleta da categoria de base do Clube, o jovem Arilton, para integrar a delegação Coxa-Branca que está concentrada para o jogo.

Arilton é jogador do Coxa Jrs., assim como o zagueiro Leandro Silva, outro jogador formado na base Coxa-Branca e que integra o grupo relacionado para o jogo da noite de quinta-feira, contra o time carioca.

Ao todo são oito atletas formados no próprio Clube que compõe a delegação coritibana: Arilton, Leandro Silva, Felipe, Ricardinho, Rodrigo Mancha, Marlos, Keirrison e Henrique Dias.

Confira os 20 jogadores relacionados por Dorival Jr. para a partida contra o Flamengo (fonte: site oficial):

Goleiros: Edson Bastos e Vanderlei;
Zagueiros: Maurício, Felipe e Leandro Silva;
Laterais: Guaru, Rodrigo Heffner, Ricardinho e Arilton;
Volantes: Rodrigo Mancha, Leandro Donizete e Veiga;
Meias: Marlos, João Henrique, Michael e Carlinhos Paraíba;
Atacantes: Keirrison, Hugo, Henrique Dias e Cadu.

Arquibancadas esgotadas


Não existem mais ingressos de arquibancada para a partida Coritiba x Flamengo. A carga das arquibancadas à venda encerrou ao final da tarde de terça-feira, dia em que muitas filas de torcedores se formaram no Alto da Glória para a compra antecipada de ingressos para o jogo.

Nesta quarta-feira, novas filas, mas em menor número. Os ingressos de cadeiras para o setor Mauá continuaram sendo vendidos e um bom número de entradas já foram adquiridas pelos torcedores.

O Clube organizou a sistemática de venda de ingressos para evitar cambistas. No setor da torcida visitante já não existem mais entradas. Os 3.500 ingressos disponíveis aos torcedores adversários foram vendidos na segunda-feira.

Imagina só se o Coxa tivesse um time competitivo... seria lotação esgotada em vários jogos no Alto da Glória. Apesar da limitação do time, a torcida está fazendo bonito e uma certeza já existe: Coritiba x Flamengo será uma partida para um grande público.

Mudou tudo: Carlinhos Paraíba pode jogar


Uma notícia de última hora surgiu ao final da tarde desta quinta-feira: o meio-campista Carlinhos Paraíba pode ir para o jogo contra o Flamengo, amanhã à noite.

Segundo Edu Brasil, da Rádio Banda B, o treinador Dorival Jr. conversou demoradamente com os integrantes do departamento médico do Verdão sobre a situação do meio-campista, que treinou normalmente nesta quarta-feira (apesar da notícia do veto dele para o jogo ter sido publicada terça-feira, no site oficial do Cori).

Na opinião de Edu Brasil, como o meio-campista treinou normalmente no time tido como titular - que fez um trabalho tático e de posicionamento, com jogadas ensaiadas e arremates ao gol -, a tendência é de que o treinador Coxa-Branca opte pela entrada de Carlinhos Paraíba no lugar de Guaru, que até ontem era tido como o titular para o jogo contra o time carioca.

Paraíba treina; Guaru joga

O time do Coritiba fez um treinamento coletivo durante a tarde desta quarta-feira, no Couto Pereira, perante centenas de torcedores. O treino foi aberto ao público - para aqueles que apresentavam um bilhete de aposta na loteria Timemania -, que aplaudiu as boas finalizações dos atacantes ou as defesas de Édson Bastos.

Nesta movimentação, Dorival Jr. definiu à imprensa o time que inicia a partida de quinta-feira à noite, no Couto, contra o Flamengo, num 3-5-2, com Bastos; Maurício, Mancha e Felipe; Rodrigo, Leandro Donizete, Guaru, Marlos e Ricardinho; Keirrison e Hugo.

Numa parte da movimentação, DJ intensificou um trabalho tático e de posicionamento, com Édson Bastos no gol. Os zagueiros davam a saída de jogo na intermediária, com a armação das jogadas envolvendo trocas de passes. Os alas cruzavam para os atacantes concluírem contra o gole defendido por EB.

Nesta parte do treino, Guaru deixou o time para a entrada de Carlinhos Paraíba. O meio-campista treinou normalmente, sem apresentar sinais de dores na panturrilha, a contusão que o tirou dos dois últimos jogos - Paraíba foi vetado pelo DM do Cori também para o jogo contra o Flamengo.

Carlinhos Paraíba fez várias jogadas envolvendo cruzamentos e até chutes ao gol. Apesar de Paraíba ter treinado, quem joga é Guaru, segundo informou Edu Brasil, da Rádio Banda B, com base nas declarações de Dorival Jr. à imprensa.

Paraíba treina entre os titulares


O meia Carlinhos Paraíba surpreendeu a todos nos treinamentos desta quarta-feira, no Couto Pereira. Tido como desfalque certo para o jogo desta quinta-feira - o site oficial do Cori divulgou nota sobre o veto do atleta para a partida contra a equipe do Flamengo - , Paraíba apareceu entre os titulares no treino desta tarde.

O meio-campista participou normalmente dos trabalhos táticos e de posicionamento, com chutes a gol, cruzamentos e saída de bola.

O "contrapeso"

O jornalista Róbson De Lazzari assina matéria sobre a possível estréia do lateral-direito Rodrigo Heffner no Coritiba. Rodrigo deve ser o camisa 2 do Alviverde na partida contra o Flamengo, quinta-feira à noite, no Couto Pereira.

Rodrigo é tratado como "contrapeso" na matéria de De Lazzari, por ter vindo ao Clube quando da contratação de Guaru, que estava no Toledo.

O lateral está há três meses no Cori e nunca atuou pelo time. Nem reserva foi. Agora, por uma contingência - as contusões de Dick, Tamandaré e Alex Silva -, Heffner tem tudo para estrear pelo Coritiba.

Fico a me perguntar: como é que pode, Guaru, que nem titular absoluto estar com bala na agulha, leia-se empresário forte, o suficiente para indicar até "contrapeso" nas negociações com o Coritiba?

O fato é que a história da vida real cria uma fábula, a d'A Cruz e a Espada. Se jogar bem contra o Flamengo, sobra a bronca pro treinador Dorival Jr. Dirão: "Mas como é quem um atleta destes fica de fora do time?" estando há três meses no Clube e não tendo uma única oportunidade pra jogar? Se acontecer o que é o previsto - uma atuação rotineiramente fraca, como tem sido a situação da maioria dos 21 contratados pela diretoria -, nova cobrança: como é que podem contratar um atleta de baixa qualidade técnica para o Coritiba?

Uma coisa é certa: entre vindas e idas de "contrapesos" e jogadores de baixo nível técnico, a cada dia que se passa a cobrança sobre a gestão do futebol no Alto da Glória aumenta. E as broncas dos torcedores também.

Rodrigo Heffner deve estrear

Com as contusões de Marcos Tamandaré, Dick e Alex Silva, o lateral-direito Rodrigo Heffner deve estrear no time do Coritiba, na partida desta quinta-feira, contra a equipe do Flamengo.

Rodrigo vem mostrando muita confiança "É um jogo difícil, contra o líder do campeonato, mas é a oportunidade que eu queria. É a oportunidade de mostrar meu futebol. Estou preparado e vou dar o meu melhor em campo" diz o jogador.

Outro jogador que está confirmado para a partida é Guaru, que entrará no lugar de Rubens Cardoso, suspenso.

Meia pode assinar com o Cori

O Coritiba pode anunciar mais uma contração, para a disputa do Brasileirão. Mas ao contrário do que a torcida espera, o atleta não é para reforçar a zaga do clube. Trata-se do meia Bilu, ex-Atlético-MG, de 33 anos.

Bilu passou recentemente por uma cirurgia no joelho e está em fase final de tratamento, já trabalhando com bola. O jogador ainda não tem nada acertado com o clube, mas espera um posicionamento da diretoria, já que o técnico Dorival Junior teria dito que aprova sua contratação.

Enquanto isso, os torcedores esperam a chegada de um novo zagueiro, que deve pintar no clube ainda esta semana.