quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Sócios: os mesmos 17 mil...

No dia 30 de junho, o jornalista Rodrigo Sell assinava matéria na qual destacava que o Coritiba atingira o número 17 mil sócios. "Até aqui (30 de junho de 2008), o Coritiba já soma cerca de 17 mil sócios e a expectativa é chegar aos 25 mil no final do ano. Se isso acontecer, a média na Série A deve aumentar como já deve acontecer com o público que deverá passar pelas catracas amanhã, no Couto Pereira", destacava a reportagem.

Passados quase 80 dias, a marca permanece. Pelo menos se tomando como base a matéria assinada pelos jornalistas André Pugliesi e Robson De Lazzari em 19 de setembro, "no Alto da Glória, são entre 16 e 17 mil adeptos (o Clube não divulga o número exato) registrados no plano Eternamente Coxa".

É curioso o número de sócios não crescer, pelo menos nas divulgações feitas pelo Clube. Nos borderôs das partias do campeonato, divulgados pela CBF, o crescimento é perceptível. No primeiro jogo do Coxa em casa, pelo Brasileirão 2008, contra o Palmeiras, foram 7.733 sócios pagantes. Já contra o São Paulo, na penúltima partida do time Coxa-Branca no Alto da Glória, foram 9.600 registraods no borderô, um número que pode crescer muito ainda, já que o Coritiba - dizem as matérias dos jornalistas - tem 17 mil sócios.

Nesta reta final de Brasilerão, será que a diretoria não poderia fazer uma convocação para que estes 7 mil sócios que não estão indo aos jogos do Clube de coração apareçam no Alto da Glória, para apoiar o time, na arracanda à Libertadores 2009? Com a palavra, a diretoria...

(Foto: Marcello Schiavon)

8 comentários:

Anônimo disse...

Luiz
Segundo um comentario aqui mesmo no blog que nao me recordo quem foi de efetivo temos 9.000 socios pois os inadimplentes nao contam,portanto pra mim é esse numero é que vale ou seja é o que entra no caixa.
Como perguntar nao ofende,a dias nao aparece nenhum BEZERRO no trecho,seria porque o time caiu de produçao? Nao se esqueçam que eu estou aqui perdendo ou ganhando desde que foi criado esse fantastico espaço para debates.

Albano

Thiago disse...

Luiz, será que a razão desse "não crescimento" não é o fato de haver dois planos diferentes? Digo, o Rodrigo Sell colocou na matéria "entre 16 e 17 mil adeptos registrados no plano Eternamente Coxa". Na matéria do dia 30 de junho, o jornalista não especificou o plano, lembrando que existe o do ano passado (aliás, achei péssima a idéia de criar um novo plano. Só tornou as coisas mais confusas, e tirou ainda direitos dos sócios do ano passado).

Mas enfim, mesmo que a causa seja o fato de haver dois planos, a questão entre os sócios que comparecem às partidas permanece. É muito pouco sócio nas partidas, mesmo naquelas que o estádio está abarrotado. Considerando que a diretoria preserve lugares no estádio para os sócios, e vende em ingresso apenas o que sobra, me pergunto se não temos apenas 9 ou 10 mil sócios, no total.

Luiz Carlos Betenheuser Jr disse...

Thiago, não sei os motivos do não crescimento. Na verdade, hoje só existe um plano de sócios (torcedores, pois não dá direito a voto), o Eternamente COXA.

Em dezembro do ano passado, eram 5.200 sócios e propietários de cadeira com as mensalidades em dia. Dados oficiais, do Clube.

Minha opinião:

1.) Não temos 17 mil sócios em DIA. Não sei como se chegou ao número de 17 mil;
2.) O plano deixa a desejar em preço (é mais caro que o antigo) e por não ter direito a voto. Isto é um fator limitante para o crescimento dele;
3.) O fim do meio-ingresso feminino não deve ter dado certo na amplitude prevista, já que o número de mulheres migrantes para o plano de sócias-torcedoras não trouxe um avanço significativo para ampliar o número de 17 mil de maio.

São deduções. Apenas chutes, já que o Clube não divulga informação relacionada ao tema.

Anônimo disse...

Luiz
Falando em "CHUTES" ainda tem aquele esquema de marcar gol em anão,acertar a trave e outras modalidades que ao meu ver é pouco,o bom seria o DIREITO a VOTO no lugar de tudo isso.

Albano

Fernando Jaremicki disse...

Concordo com o Albano, esse plano de sócios fica devendo e muito para o antigo principalmente no que se diz respeito a votos!

Algo a se pensar para um futuro próximo

Jango disse...

pois é, eu também nao acredito que este numero de 17 mil seja o real.

detalhes:
foi proemtido 25 mil até o fim do ano. independente do imponderável da bola, e sem muitas atratividades, o numero deve ser buscado incessantemente pelo marketing.

o torcedor quer participar da vida do clube, portanto o voto é fator primordial de motivação.

do outro lado da cidade, ano passado enquanto tínhamos algo em torno de 6 mil sócios e por lá nao chegava a 1500. Hoje estamos aí com sei lá quanto, prá mim uns 11 mil, e eles já estão na casa dos 16 mil.

o plano que dá direito a voto está suspenso, não foi extinto. e espera-se do conselho um posicionamento sobre a continudiade deste plano(sou sócio sou coxa) ou um novo que dê direito a voto(aquele que alguns falam em cobrar 300 reais de jóia)

sobre o meio ingresso para as mulheres, foi dito que era uma estreatégia de acabar com o meio ingresso forçando as mulheres irem pro eternamente coxa. parece que nao deu certo.

um pouco fora do assunto: a quantas andaria aquele plano de recuperação de 500 cadeiras inadimplentes? foram recuperadas quantas? Uma? Duas? 500?

Anônimo disse...

Fico imaginando que seria tão facil a diretoria vir a publico e dizer que a torcida está devendo em nao aderir ao plano de socios ou ao menos saber os motivos.
Mas pelo visto preferem ficar teimando com essa BURRADA dos novos socios nao terem direito a voto totalmente na contra mao da democracia.
Voce jamais vai plantar batatas e colher abacaxi portanto toma mtento Dr.Cirino afinal voce manda ou nao manda nada no clube?

Albano

P.S. : E nada de BEZERROS MAMADORES" infelizmente se entocaram todos,sobrou só os ABUTRES !!

Anônimo disse...

Nesse ponto temos uma grande diferença entre as duas diretorias,quando o MCP ve a viola em caco vai nos jornais e convoca os CAPADOS para a luta,já no nosso lado nao vemos nada,parece que tudo esta as mil maravilhas e a torcida é só um enfeite para a diretoria.
Repito,é mais simples e pratico vir e contar para a torcida os acontecimentos ao contrario temos que engolir as colunas do Mafuz dando aquelas cacetadas e nos sentimos inoperantes em até fazer a devida defesa do clube.

Albano