sábado, 16 de agosto de 2008

A hora de buscar o dinheiro

Chegou a hora da diretoria do Coritiba conseguir um salto histórico na qualidade de gestão do Clube.

Com os prenúncios das dificuldades financeiras para manter um time de Série A, chegou a hora do investimento feito na profissionalização do setor de marketing do Clube alcançaram resultados financeiros para o Verdão: ou seja, arrumar um patrocinador master para o Cori, fortalecendo os cofres do Clube.

Acho que a meta inicial da gestão Coxa-Branca, que era de conseguir entre 5 e 8 milhões este ano, conforme noticiou o site Máquina do Esporte, em 10/01/2008, em entrevista com o diretor de marketing do Alviverde, Eduardo Jaime: "O número que estamos negociando para fechar está na casa de R$ 5 milhões para o primeiro ano. Levando em consideração a venda de produtos e as propriedades do estádio, o valor pode chegar até R$ 8 milhões em 2008", revelava à época, Eduardo Jaime.

Este valor seria decorrente da exploração da marca e do patrimônio coritibano, ao meu ver, bastante otimista e de difícil atingimento. Mesmo assim, é hora do Coxa ter um patrocinador forte na sua camisa.

Afinal, como os resultados vieram no primeiro turno do Brasileirão - o Coxa ganha em exposição na mídia nacional -, é de se esperar que o Coritiba consiga um patrocinador forte, à altura da expectativa da sua gigantesca torcida, para que o dinheiro seja investido em futebol e o Coxa não precise ir a bancos ou negociar jogadores - como foi denunciado pelo jornalista Augusto Mafuz em sua coluna do dia 15 - para manter o futebol.

Relembrando das propostas da diretoria eleita para o biênio 2008/2009:


MARKETING

Jair Cirino (chapa Coritiba com Respeito e Dignidade) - O marketing tem sido, além dos resultados em campo, o maior responsável pelo crescimento dos clubes de futebol no mundo. A falta de investimento e planejamento de marketing comprometem a imagem do clube perante a opinião pública, imprensa e torcida.

A estruturação da área e a implantação do primeiro Planejamento Estratégico de Marketing para o Coritiba apresenta-se, então, como uma das principais atividades e eixo norteador para as ações do Clube, possibilitando, assim, a revitalização da marca, a diversificação de produtos e serviços, a ampliação e fidelização da torcida Coxa-Branca. Entre os projetos estão os seguintes: Coxa.net; Modernização, Revitalização e Internacionalização de Marca; Coritiba Licenciamentos; Rede de Torcedores Influentes; Super Receita e Estádio Multi-Uso; CoxaKid; Projeto Centenário; Nosso Astro; Super jogos; Sócio Torcedor; Sócio Empresa; Clube Coxa de Benefícios; Coxa Intercâmbios; etc.

A Internet, hoje um dos mais importantes veículos de comunicação do mundo, deve ser melhor explorada com o auxílio dos sites parceiros. Iremos criar campanhas mensais exclusivas. Um portal de relacionamento para o sócio torcedor e o sócio empresa deverá ser criado em parceria com os sites já existentes.

Em nossa gestão, iremos aumentar para 5% esta verba com o auxílio de parceiros e da iniciativa privada.


Agora, mais do que nunca, quando o campeonato nacional começa a esquentar, é hora de ter dinheiro em caixa para manter o time forte até o final da competição. Trabalho difícil, mas dentro das expectativas da torcida, com base na capacidade e no modelo de gestão profissional que a diretoria do Coritiba implantou no Alto da Glória.

Chegou a hora dos profissionais entrarem em 'campo', trazendo novos (e maiores) resultados financeiros na exploração mercadológica do Coritiba Foot Ball Clu!

2 comentários:

Anônimo disse...

"Atingimento"? Chama o Houaiss. Cara, não sabe escrever, não escreve. Tenha ao menos vergonha.

Luiz Carlos Betenheuser Jr disse...

Prezado anônimo:

sobre a tua crítica, sugiro consultar:

http://www.sualingua.com.br/11/11_atingimento.htm

Pra quem fala em ter vergonha, você deve ter bastante. Inclusive de mostrar o nome...