segunda-feira, 14 de julho de 2008

Uma vitória pra calar a boca dos cornetas...

Será? Vencer o atual líder do Brasileirão, pode ser motivo de 'cala a boca' para os 'cornetas' - como é a alcunha que alguns críticos do elenco coritibano são tratados por anônimos defensores da 'causa' que é a atual gestão do futebol coritibano.

Acredito que se Dorival Jr. conseguir mobilizar o elenco para o jogo e o Coxa contar com um pouco de sorte, a vitória sobre o time carioca é possível. O Flamengo vem de uma ótima vitória no clássico das duas maiores torcidas cariocas e isto é sempre bom para o elenco. Ao final da partida, um jogador do time da Gávea comentou da dificuldade que espera para o jogo desta quinta-feira à noite, em Curitiba.

Segundo ele, a vantagem flamenguista sobre o segundo colocado na tabela é importante para dar tranqüilidade ao time. Conversando com o Jango, ex-líder do MUC, Torcida Jovem e Mancha Verde, chegamos ao consenso: o time da Gávea pode entrar em campo mais 'relaxado' e se o Cori entrar com gás total no jogo, pode até surpreender o líder.

Sim, surpreender, pois os números mostram uma grande vantagem dos cariocas sobre o Verdão paranaense - 12 pontos em 11 rodadas - dão conta que o Flamengo vive um melhor momento na competição - acredito que eles têm melhores jogadores e um treinador que conseguiu dar uma dinâmica tática para o time - e o natural, é, que bola por bola, o time carioca entre em campo com uma vantagem teórica.

O Coxa pode sim vencer o Flamengo. Precisará jogar mais do que jogou na maioria dos jogos que fez em 11 rodadas do Brasileirão. Mas é possível. Com garra, o time pode conquistar a galera e a torcida Coxa-Branca pode incendiar o jogo. Algo que já ocorreu este ano, na estréia coritibana no Brasileirão, na vitória de 2x0 sobre o Palmeiras.

É claro que uma vitória alviverde trará uma suposta atmosfera de que tudo está bem no reino do Alto da Glória. Serviria, inclusive, para tapar o sol com a peneira. E, claro, para os 'defensores' do estado de coisas do futebol Coxa voltarem à tona, com o discurso "Eu sabia, eu confia neste time!".

Da minha parte, a defesa intransigente é para com a instituição, não aos seus dirigentes, sejam eles quem forem. Votei em Cirino e Tico, mas nem por isto entendo que tudo é certo e lindo e maravilhoso na gestão. Pelo contrário. Não posso negar que acredito que exista muita boa vontade de muitos dirigentes. Eles querem acertar, querem o melhor para o Verdão. Mas daí a dizer que esta vontade se transformou em atos, em situações concretas, é um longo caminho.

O elenco do Alviverde do Alto da Glória foi mal formado, responsabilidade única e exclusiva dos dirigentes. E nem uma vitória sobre o líder me tirará isto da cabeça. Lógico que uma vitória destas merece ser muito comemorada. E todos nós, Coxas-Brancas de coração, iremos comemorar, claro! Mas as vitórias não podem 'cegar', iludir a fragilidade que é o elenco. O Coxa precisa de vários reforços para a continuidade da competição.

Entre altos e baixos - em usa semana, empatar no sufoco contra um dos quatro da Zona do Rebaixamento, para depois, quem sabe, vencer o líder -, o que fica claro é que o Coritiba não pode viver nesta montanha russa se almeja uma vaga na Libertadores em 2009. Precisa ser um time sempre consistente - e convincente! - em seu futebol, dentro e fora de casa.


2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Luiz
Primeiro manda aquele abraço para o Jango,é um grande Coxa Branca.

Quanto a calar os CORNETAS não vejo por aí,voce já imaginou se quem gosta de futebol só falasse nas vitorias?
Te digo mais,vamos jogar em casa e temos a obrigaçao de vencer pois estamos com uma pontuaçao perigosa.

Sei que esse assunto é fora do contexto mas vi algum comentario teu sobre o numero de socios do clube,olha basta pesquisar os borderos da cbf e vai ver o numero aproximado,o nosso record lá não passa de 8.000,aí pergunto será que os outros oito pagam e não vão aos jogos?

Tenha um bom dia

Albano

Anônimo disse...

Luiz
Eu de novo,apos ler com mais calma tua coluna tenho que registrar os meus aplauso para uma parte de sua coluna aonde diz que votou para o Tico e Cirino mas nem por isso tem que concordar com tudo que é feito.
Alem de ser um grande Coxa Branca voce mostra ser maduro e ve o clube acima das pessoas.

Quanto aos defensores de A ou B esse povo tem que aprender que na vida não vivemos só de aplausos e sim de criticas tambem,não querem ser criticados façam certo e terão as palmas que tanto procuram,mas não querem que por exemplo batamos palmas para o gol perdido do MIchel ou os penatis infantis do 7 facas né?

No mais reforço meus aplausoa a voce.

Albano