sexta-feira, 4 de julho de 2008

Muitos empates até aqui

Dorival Jr. montou um esquema defensivista para o time do Coritiba. Até certo ponto, acertado, pois tem um elenco limitado para trabalhar. Mas por outro lado, ao final das 38 rodadas, isto não servirá de consolo. Vale apenas quem somou mais ou menos pontos na tabela.

O Cori tem quatro empates em oito jogos. Só São Paulo (o sétimo colocado) e o Atlético Mineiro (11º na tabela) tem tantos empates assim. A diferença, é que o time paulista do Morumbi tem três vitórias e uma derrota, contra duas vitórias e duas derrotas do time do Alviverde do Alto da Glória.

Se o Coxa tivesse vencido um jogo em vez de empatar três vezes, teria o mesmo número de pontos, mas teria vantagens nos critérios de desempate. E ao final das 38 rodadas do Brasileirão, isto poderia ser bem útil para casos de desempate.

Trocaria também um destes quatro empates por uma vitória. Se assim fosse, o Coxa teria 12 pontos, empatado em pontos com a Portuguesa, que atualmente ocupa a 8ª colocação. Daqui a duas rodadas, o Cori encara a Lusa, no Alto da Glória. Antes, tem o Inter, em Porto Alegre.

É uma gangorra este Brasileirão para os times que têm desempenhos instáveis, com é o coritibano. Se vencer o Inter, coloca cinco pontos de vantagem sobre o time gaúcho. Mas se perder, o Inter ultrapassa o Cori por um ponto. Neste jogo em Porto Alegre, o empate é um resultado que pode ser complicado, pois seis times estão na cola do Verdão: Galo, com 10; time da Baixada e Figueirense com 9; Inter, Sport e Fogão com 8 pontos.

Num campeonato tão equilibrado para os times que estão na intermediária da tabela, uma vitória conta muito. E os empates, se não são de todo ruins, também não são nem de perto tão bons para serem comemorados. Isto porque quem mais vence a cada rodada avança na tabela, enquanto os outros patinam, entre altos e baixos.

É preciso ter regularidade na competição, mas é preciso ousar e buscar mais a vitória. Pra isto, tem que ter time e tem que ter esquema tático ofensivo.

Nenhum comentário: