sábado, 26 de julho de 2008

'Faltou testosterona'


Pois é, a tirada do treinador do time da Baixada, o Roberto Fernandes, após mais uma derrota - 1xo para o Sport Recife - entrou para a história do folclórico futebol brasileiro.

Perguntado dos motivos de mais uma derrota, ele foi claro, curto e direto: "Faltou testosterona aos jogadores".

Deixando um pouco a bola de lado, vamos falar sobre biologia:


Da Wikipedia:

Testosterona é um hormônio esteróide produzido, tanto nos Homens quanto nas Mulheres, pelos testículos (os quais também produzem espermatozóides e uma série de outros hormônios que controlam o desenvolvimento normal e funcionamento), nos indivíduos do sexo feminino, pelos ovários, e, em pequena quantidade em ambos, também pelas glândulas supra-renais. Vale ressaltar que a síntese da testosterona é estimulada pela ação do LH (hormônio luteinizante), que por sua vez é produzido pela pituitária anterior (adenohipófise ou simplesmente hipófise).

A testosterona é responsável pelo desenvolvimento e manutenção das características masculinas normais, sendo também importante para a função sexual normal e o desempenho sexual. Apesar de ser encontrada em ambos os sexos, em média, o organismo de um adulto do sexo masculino produz cerca de vinte a trinta vezes mais a quantidade de testosterona que o organismo de um adulto do sexo feminino, tendo assim um papel determinante na diferenciação dos sexos na espécie humana.



Perguntar não ofende: já fazem exame anti-doping de hormônios masculinos e femininos em atletas de futebol?

(Foto: www.worldofmolecules.com)

Nenhum comentário: